Your web browser is out of date. For the best experience on Zimmer websites please upgrade to the latest version of Internet Explorer, Chrome, or Firefox.

Zimmer, Inc.

A nossa história

História de inovação

file

No início, Justin O. Zimmer estava zangado quando chegou a casa naquela noite de 1926. Há cinco anos que era diretor de vendas nacional de uma empresa de hastes, em Warsaw, Indiana, e tinha vendido as hastes da firma durante 20 anos. Conhecia o mercado e sabia reconhecer uma boa ideia, mesmo que a sua patroa não tivesse essa capacidade.

Quando sugeriu que a empresa adicionasse hastes de alumínio à linha e voltou a perguntar se podia comprar uma participação da empresa, a viúva do fundador da empresa deu-lhe uma resposta que não podia esquecer. "Estou farto", disse o Sr. Zimmer à mulher e à filha, nessa noite. "Ela disse-me: 'Sabe, Justin, somos apenas peixe miúdo!'" Com um desafio destes, o Sr. Zimmer percebeu que não havia outra forma senão começar o seu próprio negócio de fabrico de hastes.

Peixe miúdo, nada!

A sua nova empresa rapidamente superou as vendas da firma antiga e ganhou a liderança do mercado nos primeiros anos de atividade. Atualmente, a Zimmer é um líder mundial no setor da ortopedia, emprega cerca de 8500 pessoas, servindo 100 países, e oferece mais de 100 000 produtos.

No entanto, nesse período difícil em 1926, "Só o meu pai acreditava que o negócio pudesse ter êxito", relembra a filha do Sr. Zimmer. "A minha mãe opunha-se, tal como os meus avós". O próprio Sr. Zimmer decidiu não correr grandes riscos. Em vez de arriscar as suas poupanças, encontrou dois investidores, William Felkner e William Rogers, que se dispuseram a investir dinheiro e a oferecer-lhe uma participação de um terço pela sua experiência e conhecimento do setor.

Contratar pessoal para a empresa

Para contratar pessoal para a empresa, o Sr. Zimmer, na sua autobiografia, relembra: "Antes de pensar em fundar a Zimmer Manufacturing Company, certifiquei-me de que poderia contar com os serviços de J. J. Ettinger como diretor da fábrica e de Dona Belle Harmon Cox como secretária e contabilista.”

A julgar pela resposta de Ettinger, não era a primeira vez que o Sr. Zimmer levantava a questão. Relembrando a conversa decisiva, numa entrevista a um jornal, muitos anos mais tarde, Ettinger afirmou que disse ao Sr. Zimmer, "Já o tentei dissuadir de fazer isto, mas desta vez vou consigo".

A Sra. Cox era a secretária do Sr. Zimmer, na altura. "Ele perguntou-se se me agradaria a ideia de gerir o escritório e eu disse-lhe que ficaria muito contente com a oportunidade", relembrou ela, numa entrevista, em 1987. "Por isso, pedi a um contabilista local que organizasse os livros. Durante os primeiros três meses, estive sozinha no escritório".

Início de 1927

No início de 1927, relembra a filha do Sr. Zimmer, a cave da casa da família Zimmer no cruzamento da Winona Avenue com a Indiana Street -- onde ela se habituara a andar de patins -- estava, de repente, repleta de maquinaria. Ela ficava muitas vezes a observar, enquanto o seu pai, Ettinger e o Dr. C. F. Lytle (um médico e colega de vendas do Sr. Zimmer na firma antiga) trabalhavam no desenvolvimento de uma nova linha de hastes de alumínio e outro equipamento ortopédico. Em maio, estava pronta uma apresentação de amostras para a reunião de 1927 da Associação Médica Americana, em Washington, D. C., e, pouco tempo depois, estava disponível um catálogo com 50 hastes de alumínio para a força de vendas constituída por 9 pessoas.

No entanto, as operações na cave eram apenas temporárias. Zimmer tinha arrendado um espaço num edifício na North Detroit Street e pouco tempo depois a nova empresa de hastes estava a laborar a todo o vapor. O equipamento inicial da fábrica, conforme relembrou, mais tarde, Ettinger, era constituído apenas por uma prensa de perfuração, equipamento de formação de folhas de metal, uma pistola de soldar e várias ferramentas de pequenas dimensões, como martelos e alicates de lata. Os lucros dos primeiros anos foram investidos em nova maquinaria e na construção do negócio.

O Sr. Zimmer estava certo

O sucesso da nova linha provou que o Sr. Zimmer estava certo. A nova empresa obteve 160 000 dólares em vendas nos primeiros sete meses de funcionamento, um valor excecional, que ultrapassou as vendas da firma antiga no ano anterior.

O primeiro desafio da nova empresa não era vender a linha, mas fabricar o suficiente para satisfazer todos os clientes. Quando Zimmer abriu a empresa, os "peritos" locais previram que a procura de hastes não conseguiria suportar duas empresas, e que uma, ou ambas, iriam fechar. "Estavam totalmente errados!" afirmou Ettinger.

O crescente campo da ortopedia fez com que a empresa superasse os anos da Grande Depressão, no início dos anos 1930, sem quaisquer despedimentos, e apenas com duas semanas de horário reduzido. Na verdade, relembrou Ettinger mais tarde, a oficina trabalhou em horário alargado durante os Feriados Bancários em 1933, fabricando uma grande encomenda para vários hospitais de Nova Iorque.

Marcos: 1800's

file
  • 1829 - H.S. Levert inicia os primeiros estudos para determinar a adequabilidade de materiais de implante, testando prata, ouro, chumbo e platina, em cães.
  • 1870 - O cirurgião britânico, Joseph Lister, introduz técnicas cirúrgicas asséticas, que reduziram as infeções e abriram o caminho para todas as práticas cirúrgicas modernas.
  • 1883 - O cirurgião W. A. Lane desenvolve um sistema de parafusos e placas de aço carbono para fixação interna.
  • 1884 - Nasce Justin O. Zimmer, a 31 de agosto, filho de Milton e Nancy Zimmer, na quinta da família, a sul de Warsaw, Indiana
  • 1886 - O médico alemão H. Hansmann torna-se o primeiro cirurgião a utilizar placas de metal para fixação interna.
  • 1890 - No 19.º Congresso da Sociedade Alemã de Cirurgia, os cirurgiões esboçam os conceitos gerais para a substituição total de articulações, nos quais se baseiam ainda as práticas atuais.
  • 1895 - O cientista alemão Wilhelm Roentgen identifica os raios X, que se tornam um meio de diagnóstico essencial em ortopedia.
  • 1905 - O Sr. Zimmer termina os estudos, tornando-se operador de telégrafo da Western Union e, no mesmo dia, aceita trabalhar como vendedor de hastes para uma firma de Warsaw, Indiana. Nas duas décadas seguintes, o Sr. Zimmer será um vendedor extremamente bem-sucedido, acabando por tornar-se diretor de vendas nacional da empresa.
  • 1907 - Fritz Steinman, ortopedista suíço de renome, introduz um "pino" especial, à volta do qual podem ser construídos dispositivos de fixação externa e através do qual pode ser aplicada tração.

Marcos: 1920 - 1930

file
  • 1926 - O aço inoxidável, desenvolvido 14 anos antes, é introduzido como um material resistente à corrosão para os dispositivos de implantes ortopédicos.
  • 1927 - O Sr. Zimmer e o colega de vendas, J. J. Ettinger, decidem despedir-se e formar a Zimmer Manufacturing Company. Arrendam um edifício em Warsaw, Indiana.
  • 1927 - Com aperfeiçoamentos ao desenho, feitos pelo Dr. C. F. Lytle, e inovações na soldadura do alumínio, feitas por Raymond Zimmer, um primo, a linha Zimmer de 50 hastes de alumínio é apresentada na reunião da Associação Médica Americana, em maio, em Washington, D.C.. A haste Zimmer torna-se imediatamente líder na sua área.
  • 1928 - Sir Thomas Fleming apresenta um potente antibiótico, a penicilina.
  • 1928 - A Zimmer apresenta a cama para fraturas, que utiliza um engenhoso sistema de correias de lona que sustentam o doente enquanto o colchão é baixado para mudar os lençóis ou as arrastadeiras.
  • 1928 - A Zimmer alcança 160 000 dólares em vendas no seu primeiro ano.
  • 1929 - A Zimmer entra no mercado internacional, quando um cirurgião escocês encomenda hastes no valor de 1200 dólares.

Marcos: 1930 - 1940

file
  • 1930 - Apesar dos infortúnios económicos da nação, as vendas anuais da Zimmer atingem 200 000 dólares. Durante a Grande Depressão, as vendas da Zimmer mantiveram-se estáveis e a empresa não sofreu quaisquer despedimentos.
  • 1930 - O Dr. Lorenz Bohler, cirurgião alemão, populariza os dispositivos de fixação óssea interna, tal como o pino de Steinman e o fio de Kirschner.
  • 1931 - A Zimmer acrescenta o pino de Steinman à linha de produtos, sendo ainda uma constante na tração e na fixação externa, juntamente com os fios de Kirschner, as hastes de Bohler-Braun e outros dispositivos de Bohler.
  • 1931 - Marius Smith-Peterson, cirurgião em Boston, também desenvolve um acetábulo de metal para utilização na substituição parcial da anca.
  • 1932 - As sulfonamidas são introduzidas, adicionando outra arma chave ao arsenal da medicina contra as infeções.
  • 1933 - É constituída a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, em Chicago.
  • 1933 - A Zimmer adiciona um departamento de suportes.
  • 1936 - É introduzida uma liga de cobalto na cirurgia ortopédica, pelo Dr. C. S. Venable e W. G. Stuck. Torna-se uma das mais populares ligas em ortopedia durante muitos anos.
  • 1938 - Cirurgiões britânicos realizam a primeira substituição total da anca.
  • Finais da década de 1930 - A Zimmer introduz a serra elétrica para ossos do Dr. Vernon Luck, com um motor e um cabo que podem ser esterilizados.
  • Finais da década de 1930 - A Zimmer responde à epidemia de poliomielite fabricando suportes à medida dos doentes.
  • 1939-45 - A 2.ª Guerra Mundial estimula o desenvolvimento de muitos novos materiais e técnicas cirúrgicas, posteriormente incorporadas no uso ortopédico.

Marcos: 1940 - 1950

  • 1940 - Com base no trabalho de Smith-Petersen na substituição da anca, diversos cirurgiões desenvolvem substituições com moldes femorais para o joelho.
  • 1942 - As vendas anuais da Zimmer atingem 1 milhão de dólares.
  • 1943 - O Dr. P. H. Harmon realiza experiências com acetábulos em acrílico para artroplastia.
  • 1946 - Os irmãos Judet apresentam uma prótese da anca em acrílico, que rapidamente demonstra ser demasiado frágil. Os esforços de desenvolvimento voltam-se para as ligas de metais para futuras próteses.

Marcos: 1950 - 1960

file
  • 1950 - A Zimmer comercializa a sua primeira prótese da anca, desenvolvida em associação com o Dr. Palmer Eicher.
  • Década de 1950 - O Dr. Paul Harrington começa as suas investigações para o tratamento da escoliose.
  • Década de 1950 - São desenvolvidas as primeiras ligas à base de titânio para aplicações de implantes, à medida que prossegue a procura da máxima biocompatibilidade.
  • 1951 - As vendas anuais da Zimmer atingem 2 milhões de dólares. O fundador, J. O. Zimmer, morre durante as férias, na Florida.
  • 1951 - Diversos cirurgiões iniciam a instalação regular de ancas em aço inoxidável.
  • 1952 - A Zimmer apresenta um dispositivo não ortopédico, altamente bem-sucedido - o Instrumento de enxertos de pele elétrico Brown Electro-Dermatome™ - na reunião anual da AMA.
  • 1958 - A Zimmer introduz a Instrumentação para a coluna vertebral Harrington® para o tratamento da escoliose.
  • 1959 - Sir John Charnley, cirurgião ortopédico britânico, inicia a sua extensa investigação e inovações sobre a substituição total da anca de baixa fricção, utilizando primeiro acetábulos de polímeros de PTF e, mais tarde, introduzindo a utilização de cimento ósseo como argamassa.
  • 1959 - Início dos trabalhos naquele que se tornaria o Dispositivo de drenagem de feridas Snyder Hemovac™, o antecessor da linha líder de mercado da Zimmer de dispositivos de drenagem de feridas fechadas. Desenvolvido pelo cirurgião Robert T. McElvenney e Hal Snyder, foi fabricado pela Snyder Labs, tendo sido a Zimmer o seu primeiro distribuidor, em 1960.

Marcos: 1960 - 1970

  • 1960 - As vendas anuais da Zimmer atingem 4 milhões de dólares.
  • Início da década de 1960 - São aperfeiçoados materiais de cimento ósseo para utilização na fixação de longo prazo.
  • 1967 - A Zimmer torna-se uma empresa internacional, com a constituição de um Departamento de Exportações formal.
  • 1968 - Compra de terras para uma significativa expansão da fábrica, em Warsaw, Indiana.
  • 1968 - Desenvolvimento da primeira unidade total de joelho sem dobradiça.
  • 1969 - A Zimmer adquire a Little Manufacturing Company, uma empresa vendedora de bens não duráveis, na Carolina do Norte. Esta aquisição abriu caminho à expansão da Divisão de Cuidados ao Doente da produção de bens não duráveis.

Marcos: 1970 - 1980

file
  • 1970 - As vendas anuais da Zimmer atingem 27,2 milhões de dólares. A empresa emprega 522 funcionários.
  • Década de 1970 - Início das experiências sobre a utilização de material poroso para incentivar o crescimento ósseo à volta dos implantes.
  • 1971 - A Zimmer comercializa a sua primeira prótese total da anca do tipo Charnley em combinação metal-plástico.
  • 1972 - A Zimmer torna-se uma subsidiária da Bristol-Myers sedeada em Nova Iorque.
  • 1972 - A Zimmer torna-se na primeira empresa a moldar com êxito o polietileno num produto ortopédico viável, na altura em que são introduzidos acetábulos para anca na reunião anual da AAOS, em Washington, D.C..
  • 1973 - A Zimmer comercializa sua primeira prótese total de metal-plástico.
  • 1977 - A aquisição da Nemoto Shokai, um problema de comercialização no Japão, ajuda à formação da atual Zimmer-Japan.
  • 1977 - A Zimmer era já o distribuidor exclusivo dos altamente bem-sucedidos dispositivos de drenagem de feridas da Snyder Lab, antes de adquirir esta empresa sedeada no Ohio. Mais tarde, a Snyder Labs tornou-se parte da Divisão de Cuidados ao Doente da Zimmer.
  • 1979 - O aparecimento do sistema CAD/CAM permite um desenho e uma evolução rápidos das ideias para os produtos e fornece à Zimmer um sistema informático totalmente integrado para maximizar a eficiência e aperfeiçoar a qualidade do fabrico até padrões do mais alto nível.

Marcos: 1980 - 1990

file
  • Década de 1980 - Continuam as melhorias dos materiais e das técnicas cirúrgicas. São aperfeiçoadas novas áreas, tais como a cirurgia artroscópica e a estimulação elétrica do crescimento ósseo.
  • 1983 - A Zimmer patrocina a primeira tele-sessão de artroscopia da história. A artroscopia é transmitida, via satélite, de Chicago para 27 cidades. Mais de 1000 cirurgiões participam nesta experiência pedagógica.
  • 1983 - A empresa-mãe da Zimmer, a Bristol-Myers, implementa um programa de bolsas de investigação em ortopedia, com a Fundação para a Educação e Investigação em Ortopedia, começando por atribuir mais de 1 milhão de dólares ao longo de um período de quatro anos.
  • 1984 - O Dr. William H. Harris, cirurgião do hospital Massachusetts General, e engenheiros do MIT implantam uma prótese da anca com instrumentação especial, capaz de medir as pressões reais no interior de uma anca funcional.
  • 1984 - É iniciada a introdução do The Total System (O sistema total), um bem-sucedido sistema modular de substituição da anca. Nesse mesmo ano, a Zimmer introduz também o Joelho total de Miller/Galante, um sistema modular para substituir joelhos artríticos. Estes novos sistemas de implantes foram apoiados por amplos programas de formação médica e workshops.
  • 1987 - A Zimmer celebra o seu 60.º aniversário.
  • 1987 - As vendas da Zimmer atingem 500 milhões de dólares; o catálogo da Zimmer contém mais de 7000 produtos e pesa cerca de 5 kg.

Marcos: 1990 - 2000

file
  • 1992 - É concluído o novo edifício da sede corporativa, em Warsaw, Indiana.
  • 1993 - A Zimmer inaugura uma instalação de fabrico em Ponce, Porto Rico.
  • 1994 - A Zimmer apresenta a Matriz de enxerto ósseo Collagraft®.
  • 1995 - A Zimmer apresenta a NexGen® Complete Knee Solution, um sistema completo e totalmente integrado com amplas configurações de componentes, que apresenta também diversos revestimentos de superfícies, aumentos femorais e tibiais e inovadora instrumentação precisa.
  • 1995 - A Zimmer lança a instrumentação MICRO-MILL®, oferecendo uma técnica reprodutível, simples e precisa, com opções de fresagem e folha de serra 5-em-1.
  • 1997 - O presidente Ray Elliott junta-se à Zimmer.
  • 1998 - A Zimmer anuncia um acordo com a Integrated Surgical Systems para adicionar os produtos de anca da Zimmer aos que podem ser utilizados com o ROBODOC™ Surgical Assistant System*, um robô de fresagem utilizado na cirurgia de substituição das articulações.
  • 1998 - A Zimmer anuncia um acordo para comercializar uma inovadora fórmula de polietileno reticulado; o polietileno reticulado foi concebido para melhorar o desempenho face ao desgaste dos componentes de implante.
  • 1998 - A Zimmer recebe o Prémio de Excelência por produtos e serviços exemplares para substituição das articulações. O prémio reconhece a importância das marcas Zimmer no mercado da ortopedia.
  • 1999 - A Zimmer patrocina a primeira transmissão em direto através da internet de uma cirurgia de substituição do joelho.
  • 1999 - A Zimmer é reconhecida pela prestação de "Serviços excelentes ao cirurgião ortopédico" segundo um inquérito independente a cirurgiões ortopédicos. A Zimmer classifica-se em primeiro lugar em 11 das 17 categorias de serviços.
  • 1999 - A Zimmer assina um acordo com a Integrated Surgical Systems para adicionar os produtos para joelho da Zimmer à lista de produtos que podem ser utilizados com o sistema ROBODOC™.

*Marca registada da Integrated Surgical Systems, Inc.

Marcos: Desde 2000

  • 2000 - A Zimmer forma uma aliança estratégica com a Implex Corporation para comercializar o biomaterial Hedrocel®, uma estrutura de Trabecular Metal™ que pode permitir o crescimento ósseo nos implantes. As características físicas do material podem permitir a sua utilização numa vasta gama de aplicações de implantes.
  • 2000 - A Bristol-Myers Squibb anuncia planos para alienar a Zimmer.
  • 2001 - A Zimmer é separada da Bristol-Myers Squibb e passa a ser cotada na Bolsa de Valores de Nova Iorque, a 7 de agosto, com o símbolo "ZMH".
  • 2001 - Realização do primeiro Procedimento de substituição da anca Zimmer® Minimally Invasive Solutions™ (MIS) 2-Incision™; o procedimento é efetuado através de duas incisões de 38 milímetros, em vez da tradicional incisão de 25,5 cm.
  • 2003 - A Zimmer adquire a Centerpulse AG, um fabricante ortopédico suíço e a principal empresa de reconstrução na Europa. Com a aquisição, a Zimmer também amplia a sua oferta de produtos para o mercado dos implantes da coluna vertebral e da reconstrução dentária, em rápido crescimento.
  • 2003 - A Zimmer anuncia a sua intenção de adquirir a Implex Corporation, a empresa privada de Nova Jérsia, cujo inovador biomaterial Hedrocel a Zimmer comercializa como Tecnologia Trabecular Metal.
  • 2003 - A Zimmer inaugura o The Zimmer Institute, uma instalação de formação de última geração para o desenvolvimento das competências dos cirurgiões em Procedimentos e Tecnologias Zimmer Minimally Invasive Solutions. Mais tarde, são adicionadas instalações por satélite em vários locais do mundo.
  • 2004 - A Zimmer conclui a aquisição da Implex Corp. e cria a Divisão de Tecnologia Zimmer Trabecular Metal.
  • 2004 - A Zimmer lança o Procedimento de substituição total do joelho Minimally Invasive Solutions Quad-Sparing™, que permite aos cirurgiões realizarem uma substituição total do joelho sem cortarem músculos ou tendões.
  • 2005 - A Zimmer introduz a tecnologia de navegação eletromagnética para a substituição do joelho MIS, proporcionando uma facilidade de utilização devido à eliminação de problemas de linha de visão sentidos com as abordagens de navegação óticas existentes.
  • 2005 - A Zimmer adquire à Revivicor, Inc. os direitos de distribuição exclusivos a nível mundial para tecidos xenogénicos concebidos geneticamente para terapêuticas regenerativas. A Zimmer planeia inicialmente desenvolver as tecnologias para aplicações ortopédicas, incluindo a reparação e a substituição de tecidos danificados de tensões, ligamentos, meniscos, cartilagens, ossos e núcleos da coluna vertebral.
  • 2005 - A Zimmer lança o Sistema de navegação eletromagnética portátil iNav™*, disponibilizado através da parceria da Zimmer com a Medtronic, Inc., fornecendo um sistema de navegação por computador eletromagnético portátil de alta qualidade e baixo custo para a cirurgia de substituição do joelho. *Marca registada da Medtronic, Inc.
  • 2006 - A Zimmer lança o Implante do joelho Gender Solutions®, o primeiro produto deste género especificamente concebido para abordar as necessidades exclusivas das doentes do sexo feminino.
  • 2006 - A Food and Drug Administration aprova o pedido para Novo Medicamento Experimental (IND) do Neocartilage, um enxerto de tecido vivo concebido com tecidos, desenvolvido com a ISTO Technologies, Inc.. A aprovação para IND permite que as empresas passem à fase seguinte do desenvolvimento do inovador tratamento de regeneração das cartilagens, com ensaios clínicos em humanos.
  • 2006 - A Zimmer adquire direitos de propriedade intelectual do Instrumento de resseção óssea Zimmer® BRIGIT™. O sistema BRIGIT é um braço tele-manipulador eletromecânico, ativado por voz, utilizado pelo cirurgião para o posicionamento e para a orientação espaciais de uma guia ou ferramenta.
  • 2007 – A Zimmer adquire a Endius, Inc., com sede em Plainville, Massachusetts, pioneira no desenvolvimento de inovadores produtos, implantes e técnicas de cirurgia da coluna vertebral minimamente invasiva para o tratamento de doenças da coluna vertebral.
  • 2007 - David C. Dvorak é nomeado Presidente e Administrador delegado da Zimmer Holdings, Inc.. O Sr. Dvorak começou a trabalhar na Zimmer em 2001 e já tinha sido Presidente da Divisão de Negócios Globais.
  • 2007 - A Zimmer adquire a ORTHOSoft, Inc., sedeada em Montreal, líder em software, instrumentos e sistemas informáticos médicos concebidos para ajudar os cirurgiões ortopédicos a aumentar a precisão nas cirurgias de implantes da anca, do joelho e da coluna vertebral.
  • 2007 – A Zimmer recebe a Aprovação pré-introdução no mercado (PMA) para comercializar o Joelho Zimmer NexGen® LPS – Flex Mobile, tornando-se uma de apenas duas empresas nos Estados Unidos que oferecem uma opção de substituição do joelho de interface móvel.
  • 2008 – A Zimmer adquire a Abbott Spine. Fundada em 1996, com sede nos Estados Unidos em Austin, no Texas, e instalações internacionais em Bordéus, França, a Abbott Spine desenvolveu uma série de tecnologias e técnicas inovadoras para tratar as doenças da coluna vertebral.